Compartilhe

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mozilla Firefox - Pasta de Perfil e Pasta de Programa

images

“Já desinstalei e reinstalei o programa, limpei o registro mais o erro continua.”

Essa é uma confusão bastante normal e eu gostaria aqui de tentar esclarecer algumas particularidades de como o Firefox funciona.


 

Importante: Através de uma desinstalação do Firefox sua Pasta de Perfil é mantida e automaticamente reutilizada por uma consequente reinstalação do programa. Como a maioria dos problemas que ocorrem com o Firefox se devem a um perfil corrompido, logicamente os problemas continuam.


Após a instalação, o Firefox cria duas pastas diferentes, a Pasta de Programa e a Pasta de Perfil. A localização dessas pastas depende muito do sistema operacional utilizado. No Windows a Pasta de Programa geralmente se localiza em C:\Pasta de Programas\Mozilla Firefox a não ser que você tenha determinado uma pasta diferente para a instalação.
Na primeira vez que você inicia o programa, ele cria uma nova pasta em um diretório completamente diferente, Pasta de Perfil.
Nessa Pasta são guardadas todas as informações referentes ao seu perfil, como configurações, favoritos, extensões e temas. É possível utilizar vários perfis para a mesma instalação do Firefox.


TOQUES:

  • Pela minha experiência, tenho observado que uma grande parte dos problemas com perfil no Windows, aparecem quando o sistema "crasha" ou quando o usuário não desliga o computador da forma recomendada. A minha suspeita recai sobre o diretório que o Firefox escolhe para criar a Pasta de Perfil. A princípio a intenção é ótima, pois o diretório é um diretório do sistema ("Dados de Aplicativos") e por isso "protegido" pelo sistema. Só que ao desligar o computador de forma abrupta, me parece que o Windows não tem tempo de trabalhar esses arquivos e acaba por corrompe-los.
  • Minha recomendação é a de criar o seu Perfil em um outro diretório. Como eu uso a partição C:\ só para o sistema e alguns programas, e mantenho todos os meus dados em outras partições, logo de cara eu fiz isso e nunca tive problemas com favoritos "desaparecendo"...
  • Crie um perfil "Teste" para fazer testes com o seu Firefox... Instale lá todas as extensões e temas que você deseja testar e só depois instale no seu perfil "padrão". Isso ajuda a manter seu perfil "limpo" e relativamente leve.

    Veja também Mozilla Firefox- Problemas mais frequentes

     

     

    Fonte: GDH

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário!!!

    Obrigado!!!

    Downloadsdicasetutorias - 2009

      ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.