Salvando arquivos/pastas no pen drive utilizando um Live CD
Olá pessoal!
Sabe aquelas vezes em que o Windows não carrega? E quando o sistema operacional está carregado de vírus?
Para esses casos, e para outros também, resolvi criar este tutorial... Ele explica como dar boot com um Live CD da distribuição Linux Ubuntu Desktop 9.04 e salvar os arquivos em um pen drive...
Em primeiro lugar, vc deve baixar o Ubuntu aqui... Após o download, grave a imagem .ISO em um CD utilizando o seu software de gravação favorito... Caso não tenha, aconselho o uso do CDBurnerXP...
Após ter gravado o CD, coloque-o dentro do leitor da máquina "problemática" e reinicie o computador...
Depois de alguns segundos, será exibida a tela abaixo:
Selecione Português do Brasil e tecle Enter...
Então, será exibida a tela abaixo:
Selecione Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador e tecle Enter...
O Ubuntu iniciará o seu carregamento:
Após alguns minutos, o sistema estará carregado e será exibida a área de trabalho padrão:
O próximo passo é inserir o pen drive em uma porta USB disponível... O sistema irá detectá-lo automaticamente e abrir uma janela com o seu conteúdo... Repare que foi criado um ícone para ele na área de trabalho... Neste exemplo, com o nome de TI:
Clique com o botão direito do mouse na parte branca maior e escolha a opção Criar pasta... No nome dessa pasta, digite backup e tecle Enter...
Agora, iremos acessar o disco rígido, para que possamos realizar a cópia dos arquivos para o pen drive... Para isso, no menu superior, clique em Locais > Computador... Será exibida a tela abaixo, com o conteúdo do seu disco rígido:
O caminho padrão para as pastas mais comuns são os seguintes:
Meus documentos: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos
Minhas imagens: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Minhas imagens
Minhas músicas: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Minhas músicas
Meus vídeos: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Meus vídeos
Área de trabalho: Documents and Settings > Usuário > Desktop
Nessa mesma janela, selecione os arquivos que deseja copiar... Mesmo estando em uma distribuição Linux, o uso do Ctrl e do Shift para a seleção de arquivos/pastas é permitido:
Depois de ter selecionado os arquivos, clique com o botão direito sobre um deles e escolha a opção Copiar (ou pressione Ctrl + C)...
Então, vá para a janela que mostra o conteúdo do pen drive... Dê um duplo-clique na pasta backup (criada anteriormente)... Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse na parte branca maior e escolha a opção Colar (ou pressione Ctrl + V)... Os arquivos serão colados:
Após ter salvo tudo o que desejava, feche todas as janelas abertas... Será exibida novamente a área de trabalho:
Então, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone referente ao pen drive e escolha a opção Desmontar... O ícone abaixo ao do pen drive é referente ao disco rígido...
Feito isso, retire o pen drive da porta USB...
Para desligar o computador, clique em Live session user, no canto superior direito, e escolha a opção Desligar...
Depois de alguns segundos, será exibida uma mensagem para vc retirar o CD do leitor e teclar Enter...
Pronto! A cópia está concluída:
Daqui pra frente, vc pode fazer o que quiser com a máquina "problemática", inclusive formatá-la... Depois de resolvido o problema, é só copiar de volta os arquivos salvos no pen drive para o computador...
Fonte: GDH
Sabe aquelas vezes em que o Windows não carrega? E quando o sistema operacional está carregado de vírus?
Para esses casos, e para outros também, resolvi criar este tutorial... Ele explica como dar boot com um Live CD da distribuição Linux Ubuntu Desktop 9.04 e salvar os arquivos em um pen drive...
Em primeiro lugar, vc deve baixar o Ubuntu aqui... Após o download, grave a imagem .ISO em um CD utilizando o seu software de gravação favorito... Caso não tenha, aconselho o uso do CDBurnerXP...
- Vale lembrar que o processo acima deve ser feito em um outro computador, e não no que está apresentando problema...
- Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior...
Após ter gravado o CD, coloque-o dentro do leitor da máquina "problemática" e reinicie o computador...
Depois de alguns segundos, será exibida a tela abaixo:
Selecione Português do Brasil e tecle Enter...
Então, será exibida a tela abaixo:
Selecione Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador e tecle Enter...
O Ubuntu iniciará o seu carregamento:
Após alguns minutos, o sistema estará carregado e será exibida a área de trabalho padrão:
O próximo passo é inserir o pen drive em uma porta USB disponível... O sistema irá detectá-lo automaticamente e abrir uma janela com o seu conteúdo... Repare que foi criado um ícone para ele na área de trabalho... Neste exemplo, com o nome de TI:
Clique com o botão direito do mouse na parte branca maior e escolha a opção Criar pasta... No nome dessa pasta, digite backup e tecle Enter...
Agora, iremos acessar o disco rígido, para que possamos realizar a cópia dos arquivos para o pen drive... Para isso, no menu superior, clique em Locais > Computador... Será exibida a tela abaixo, com o conteúdo do seu disco rígido:
O caminho padrão para as pastas mais comuns são os seguintes:
Meus documentos: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos
Minhas imagens: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Minhas imagens
Minhas músicas: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Minhas músicas
Meus vídeos: Documents and Settings > Usuário > Meus documentos > Meus vídeos
Área de trabalho: Documents and Settings > Usuário > Desktop
- Usuário é o nome do usuário no Windows...
Nessa mesma janela, selecione os arquivos que deseja copiar... Mesmo estando em uma distribuição Linux, o uso do Ctrl e do Shift para a seleção de arquivos/pastas é permitido:
Depois de ter selecionado os arquivos, clique com o botão direito sobre um deles e escolha a opção Copiar (ou pressione Ctrl + C)...
Então, vá para a janela que mostra o conteúdo do pen drive... Dê um duplo-clique na pasta backup (criada anteriormente)... Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse na parte branca maior e escolha a opção Colar (ou pressione Ctrl + V)... Os arquivos serão colados:
- Faça os procedimentos de copiar/colar para tudo o que deseja salvar do disco rígido para o pen drive...
Após ter salvo tudo o que desejava, feche todas as janelas abertas... Será exibida novamente a área de trabalho:
Então, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone referente ao pen drive e escolha a opção Desmontar... O ícone abaixo ao do pen drive é referente ao disco rígido...
Feito isso, retire o pen drive da porta USB...
Para desligar o computador, clique em Live session user, no canto superior direito, e escolha a opção Desligar...
Depois de alguns segundos, será exibida uma mensagem para vc retirar o CD do leitor e teclar Enter...
Pronto! A cópia está concluída:
Daqui pra frente, vc pode fazer o que quiser com a máquina "problemática", inclusive formatá-la... Depois de resolvido o problema, é só copiar de volta os arquivos salvos no pen drive para o computador...
- É importantíssimo passar um anti-vírus nos arquivos salvos no pen drive antes de copiá-los de volta para o computador... Há várias opções gratuitas, como o Avira e o Avast...
Fonte: GDH
2 comentários:
Muito legal este método, não conhecia.
Parabéns pelo Blog
Obrigado pela visita e pelo comentário!!!
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!!!
Obrigado!!!