Compartilhe

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mozilla Firefox - Problemas mais frequentes!!!

images

 

A maior parte dos problemas que ocorrem com maior frequencia no Firefox (browser não inicia, bookmarks “perdidos”, etc...) estão relacionados com um Perfil incompatível ou defeituoso.

 

 

  Vamos primeiramente nos ocupar em conhecer melhor a Pasta de Perfil.

Conheça a sua Pasta de Perfil

  1. Tornando visível sua pasta de perfil no Windows
    Para conhecer sua pasta de perfis, você precisará primeiro fazer com que ela se torne visível. Para tornar uma pasta oculta visível, execute estas etapas:
    1. Clique em Iniciar , em Executar, digite Explorer e clique em OK.
    2. Clique em Ferramentas, em Opções de pasta e na guia Modo de exibição.
    3. Em Configurações Avançadas, selecione Mostrar pastas e arquivos ocultos sob a pasta Pastas e arquivos ocultos.
  2. A Pasta de Perfil
    A pasta de perfil é onde o Firefox guarda todas as suas configurações no disco rígido.
    • No Windows XP/2000, o caminho normalmente é %AppData%\Mozilla\Firefox\Profiles\default.xxx\, onde xxx é uma string randômica de 3 caracteres. Apenas encontre C:\Documents and Settings\[User Name]\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles\ e o resto será fácil.
    • No Windows 95/98/Me, o caminho normalmente é C:\WINDOWS\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles\default.xxx\
    • No Linux, o caminho normalmente é ~/.mozilla/firefox/default.xxx/.
    • No MacOS X, o caminho normalmente é ~/Library/Application Support/Firefox/Profiles/default.xxx/.
  3. Aqui vai uma descrição dos arquivos contidos na pasta .
    bookmarks.html - seus favoritos
    cert8.db e key3.db - "data base" de certificados
    cookies.txt - "cookies" armazenados
    hostperm.1 - lista de permissões para cookies e imagens
    formhistory.dat - dados do "auto complete"
    history.dat - lista de sites visitados
    localstore.rdf - posicionamento de janelas e de configurações
    mime Types.rdf - lista de tipos de arquivos e respectivas ações padrão
    prefs.js - suas configurações pessoais (inclusive as feitas por about:config)
    signons.txt - lista de senhas
    user.js - as configurações feitas nesse arquivo são transferidas para o prefs.js toda vez que o Firefox inicia.


Para criar um novo perfil, você deve iniciar o “Gerenciador de Perfis” do Firefox.


Como acessar o Gerenciador de Perfis.


ATENÇÃO – Esses métodos só funcionam se o Firefox estiver completamente fechado. Se assegure que nenhuma janela do Firefox esteja aberta. Caso você ainda tenha dificuldades para acessar o gerenciador de perfis, verifique se há algum processo presente no “Task Manager”. Caso haja, encerre esse processo.

  1. Selecione Iniciar > Executar... no Windows. Entre com o caminho completo do Firefox, entre aspas, e adicione o parâmetro -p, por exemplo: "C:\Arquivos de Programas\Mozilla Firefox\firefox.exe" –p
    (Note que deve haver um espaço entre firefox.exe e –p: "C:\Arquivos de Programas\Mozilla Firefox\firefox.exe"<espaço> –p
    Ao iniciar, você poderá adicionar, remover ou renomear perfis. Note que se você tem mais de um perfil, você deverá escolher qual perfil usar toda vez que iniciar o Mozilla Firefox.
  2. Crie seu próprio “link” para o Gerenciador de Perfis:
    1. No Menu Iniciar do Windows localize o atalho que abre o Firefox
    2. Clique com o botão direito nele e selecione Criar Atalho.
    3. Agora voce deverá ter um novo atalho tipo Mozilla Firefox (2). Clique com botão direito em cima e escolha Propriedades.
    4. Modifique o atalho como na imagem abaixo, adicionando -p.
    5. Caso voce deseje poderá modificar o nome desse atalho para por exemplo: Gerenciador de Perfis

Problemas mais comuns:

1) Acabo de fazer um upgrade mas o Firefox se comporta de forma “estranha”

 

É altamente recomendável desinstalar primeiramente qualquer versão do Firefox antes de instalar uma nova. Para efetuar uma instalação “clean” proceda da seguinte maneira:

  • Renomeeie sua Pasta de Perfil. Dessa maneira você manterá suas configurações que poderão facilmente ser “recolocadas” e um novo Perfil “limpo”.
  • Encontre a pasta do Firefox em “Arquivos de Programas” e copie a pasta “plugins” e eventualmente a pasta “searchplugins” ( caso existente) em um local seguro de seu disco rígido.
  • Caso você tenha utilizado o instalador do Firefox, desinstale completamente o Firefox. Se após isso ainda existir uma pasta do Firefox em “Arquivos de programas” delete-a. Caso você tenha utilizado a versão “zipada” delete a pasta manualmente.
  • Instale a nova versão.
  • A pasta “plugins” que voce guardou pode agora ser copiada para dentro da pasta criada pelo Firefox em “Arquivos de Programa”. Isso lhe poupará o trabalho de instalar novamente os plugins como Flash, Acrobat, etc... Não substitua o arquivo npnul32.dll, mantenha o mais recente.
  • Inicie agora o Firefox mas escolha não importar nenhuma configuração. Dessa maneira o Firefox criará automáticamente um novo Perfil. Feche o Firefox. Copie os seguintes arquivos da sua antiga pasta de perfil (que voce renomeou) e cole na nova pasta:
    bookmarks.html - seus favoritos
    cert8.db e key3.db - "data base" de certificados
    cookies.txt - "cookies" armazenados
    hostperm.1 - lista de permissões para cookies e imagens
    mime Types.rdf - lista de tipos de arquivos e respectivas ações padrão
    signons.txt - lista de senhas
    user.js - as configurações feitas nesse arquivo são transferidas para o prefs.js toda vez que o Firefox inicia.

2) Ao iniciar o Firefox eu recebo uma mensagem dizendo que o meu perfil está em uso e que devo criar um novo. Logo após aparece o “Gerenciador de Perfis”.


Isso acontece após um “crash” do Firefox ou algum outro problema semelhante. Nesse caso, apesar de não haver nenhuma janela aberta do Firefox, possivelmente há um processo rodando “por trás”. Através do Task Manager, encerre quaisquer processos do Firefox ainda existentes.

 

3) Meus Favoritos sumiram!!!


Muito provavelmente aconteceu o descrito no ponto anterior. Sendo assim inicie o “Gerenciador de Perfil” como descrito anteriormente e escolha o seu antigo perfil.


Isso também pode acontecer por um problema com o Windows. Muitas vezes acontece dos Favoritos desaparecerem se você:

  • Tem um "crash" no Windows.
  • Você manda encerrar o Windows sem encerrar primeiro o Firefox.

Isso se deve à localização do perfil, %AppData%, parece que o Windows fica sempre acessando essa pasta, mesmo sem voce estar com o Firefox funcionando.
Uma maneira de se evitar esse problema seria criar o seu Perfil em uma outra partição do disco rígido.
De qualquer maneira faça sempre um backup dos dados mais importantes do seu perfil!

 

Veja também Mozilla Firefox- Pasta de Perfil e Pasta de Programas

 


Fonte: GDH

2 comentários:

Anônimo,  21 de novembro de 2010 às 11:28  

o meu acontece esse erro no windows 7 , ja achei essa pasta direitinho do Appdata mas o resto não , como eu faço ? me ajudem !

Mauricio Molina 21 de novembro de 2010 às 11:35  

Amigo seja mais especifico, qual erro acontece?

Para achar a pasta de perfil no Windows 7 siga este caminho:

Sua unidade:\Users\seu nome de usuário\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles.

Ajudou?

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Obrigado!!!

Downloadsdicasetutorias - 2009

  ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.