Compartilhe

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Instação e Configuração do Avira Antivir 9.


Tutorial de Instalação e Configuração do Avira Antivir Personal Edition Classic 9.0.0.403.



Instalação:

Quando você terminar de baixar o Avira, surgirá um ícone deste em sua área de trabalho (caso você tenha optado por deixar os seus downloads na área de trabalho (desktop)):

OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.

Dê um duplo clique sobre esse ícone em destaque na figura e começará o processo de instalação do Avira.

A próxima tela que surgirá é esta abaixo, então é só você clicar no botão: Accept e aguarde alguns instantes.

Depois disso, surgirá a tela abaixo e você clicará no botão Avançar >


Surgirá mais esta tela abaixo e novamente você deve clicar no botão: Avançar >


Surgirá então mais uma tela onde você deverá marcar a opção: I accept the terms of the license agreement. Depois de marcar esta caixinha, clique no botão: Avançar >


Aparecerá esta outra tela abaixo, onde você deve marcar a caixinha ao lado da frase: I accept that Avira Antivir Personal - Free Antivirus is for private use only and must not be used for any kind of commercial or business purpose. Depois de marcar esta opção, clique no botão: Avançar >


Depois disso surgirá a tela abaixo onde você deverá deixar marcada a opção: Complete. Se esta opção já estiver marcada é só clicar no botão: Avançar >


Depois disso surgirá uma nova tela na qual você deverá deixar em branco as duas caixinhas:

Yes, I would like to register as a user of Avira Antivir Personal - Free Antivirus
Yes, I would like
to subscribe to the Avira Newsletter

E depois de desmarcar as opções acima, clique no botão Avançar > como mostra esta imagem:


Depois disso é só aguardar alguns instantes até que o programa seja instalado e então surgirá a tela abaixo, onde você só precisa clicar no botão: Concluir.


Aparecerá então a tela abaixo, onde você deverá clicar no botão Avançar >


Surgirá mais esta tela abaixo onde você tem a opção de ativar a heurística do Avira Antivir, o que é muito importante para se detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analizados pelo laboratório do Avira Antivir:


Deixe marcada a opção Enable AHeAD para que esta heurística seja ativada.

Depois disto selecione uma das três opções: Low Medium detection level,
Medium detection level ou High
detection level. A opção Low é bastante fraca e não é recomendada. A opção ideal (que inclusive já vem pré-configurada pelo Avira é a opção Medium, na qual o Avira detectará menos virus por heurística, porém o risco de falsos-positivos (enganos por parte do antivírus) será menor. Na opção High o Avira detectará mais malwares por heurística, porém o risco de falsos-positivos será maior. Pessoalmente, sugiro que você marque a opção: Medium detection level, que é a opção sugerida pelo Avira Antivir. Escolha uma!

Depois disto, clique no botão Avançar > e surgirá então uma nova tela. Clique então na opção Select All para que todas as opções sejam selecionadas, ficando então assim como mostra a imagem abaixo:



Após este procedimento, clique no botão Avançar > e surgirá esta outra tela:


Veja que nesta etapa você tem duas opções. A primeira (Normal start) é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira. Na segunda opção (Safe start) é ativada a proteção do Avira também durante o boot do computador (desde quando ele está sendo inicializado). Esta segunda opção é mais segura, mas ela torna a inicialização do computador mais demorada. Portanto se o seu PC não tiver uma boa memória Ram e um ótimo processador é recomendado que deixe ativada a opção padrão do Avira, que é a Normal Start.

Depois disto, clique no botão Avançar > e surgirá esta nova tela:

Clique novamente no botão Avançar > e será mostrada esta tela abaixo:


Depois disto, você só precisará clicar no botão Concluir e será iniciado um rápido escaneamento de seu PC pelo Avira Antivir. Caso esteja tudo Ok com seu computador será mostrada uma tela como esta abaixo contendo o resultado do escaneamento e com a frase (ou seja: o escaneamento está concluído), e também mais embaixo há outra frase dizendo: The scan has finished!No detection! (não houve detecção (de vírus) onde você só precisará clicar no botão End para fechar esta caixa de diálogo:


Pronto! Seu Avira Antivir acaba de ser instalado corretamente.

Configuração:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Configure Antivir assim como está mostrado na imagem abaixo:


Surgirá outra tela, onde você deverá marcar a opção: Expert mode. Marque também as seguintes opções:
* em Files, marque a opção: All files.
* em Scan process deixe como está.
* em Additional settings marque estas opções:

Scan boot sectors of selected drives
Scan master boot sectors

Follow symbolic links (caso você use o Windows 2000 desmarque esta opção)
Search for Rootkits before scan.

Depois de marcar as opções acima a sua tela deverá estar da seguinte maneira:


Depois disso, clique no sinal de + ao lado da opção Scan (que fica do lado esquerdo da tela) e clique na opção: Action for concerning files. Esta opção é muito importante pois é de acordo com o modo que você configurar esta opção que o Avira agirá quando forem encontrados virus e outros tipos de malwares em seu PC.

Para facilitar a utilização do Avira você pode colocá-lo no Modo Automático. Para isto marque a opção Automatic e selecione a Primare action como repair (para que o arquivo com virus seja desinfectado e limpo pelo Avira) e marque a Secondary action como quarantine (para que o virus seja enviado para a quarentena do Avira nos casos em que não seja possível a desinfecção. Escolhendo esta opção, basta que você escaneie o computador com o Avira e ele automaticamente irá tentar desinfectar os arquivos infectados ou irá mandá-los para a quarentena quando não for possível desinfectá-los. Para configurá-lo desta forma automática é só deixar assim como mostra a imagem abaixo:


Mas caso você goste de escolher manualmente o destino dos arquivos infectados você pode configurá-lo para fazer isso de forma manual. Para isso marque a opção Interactive e em Notification mode clique na setinha voltada para baixo e escolha a opção combined (expert). Escolhendo esta opção sempre que os virus forem detectados será mostrada uma tela como esta abaixo:


Note que quando isto acontecer você terá a opção de decidir o destino destes virus. A ação que já vem pré-configurarada é a de enviar para a quarentena (Move to quarantine). Caso seja isto o que você quer fazer é só confirmar se esta opção está constando na frente de todos os arquivos infectados (como é o caso da figura acima) e clique no botão Apply now.

Mas caso você queira dar destinações diferentes para cada um dos arquivos ou para algum(s) em especial é só clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher a opção que você desejar. As opções disponíveis são estas:

Move to Quarantine

Esta opção é a de mover o arquivo infectado para a quarentena. Esta é a opção mais segura e recomendada, pois você mantém o vírus preso em um local protegido pelo antivírus, até que o antivírus produza uma "vacina" para que seja removido apenas o vírus e restaurando o arquivo para o seu lugar original, ou então até que você tenha certeza de que este arquivo não é necessário e o exclua do seu computador definitivamente. Uma grande vantagem de enviar o arquivo contaminado para a quarentena é o fato de que se for necessário é possível a você restaurá-lo de volta para o seu lugar de origem, caso seja preciso.

Delete

Esta é opção de deletar (apagar) o vírus. Mas note que ao apagar o vírus você estará apagando também o arquivo que foi contaminado por este vírus. Se este arquivo for importante para o seu computador, o seu PC poderá apresentar problemas e não será possível restaurar o arquivo.

Rename

Esta opção serve para renomear o arquivo infectado. No caso de haver um vírus mais resistente que não permita ser enviado para a quarentena ou excluído, você poderá mudar o seu nome e sua extensão. Isso muitas vezes consegue inutilizar este vírus, tirando o seu poder de destruição. Como no caso de um vírus que tenha o nome de Malware.exe com esta opção do Rename você pode alterar o seu nome para casa.doc (veja que você acabou de mudar o nome e a extensão deste vírus (a sua extensão .exe (que é referente a um programa) passou a ser uma extensão .doc que é referente a documentos e, portanto, inofensiva.)

Ignore

Ao selecionar esta opção você permite que o vírus continue em seu computador. Esta opção, por questões de segurança, logicamente não é recomendada.

Após ter feito isto, clique novamente no sinal de + ao lado da opção Scan (que fica do lado esquerdo da tela) e clique na opção: Archives. Depois disso surgirá uma nova tela onde você deverá deixar todas as opções marcadas conforme está demonstrado na figura abaixo:


Logo depois disso, clique na opção: Heuristic e será aberta uma nova tela como esta abaixo:

Neste campo Heuristic você configura o seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Antivir.
Deixe marcada a opção: Macrovirus Heuristic, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos.

Deixe marcada também a opção enable AHeAD e selecione uma das opções: Medium ou High detection level. Como foi dito anteriormente, no Medium o Avira detectará menos virus por heurística, porém o risco de falsos-positivos (enganos por parte do antivírus) será menor. Na opção High o Avira detectará mais malwares por heurística, porém o risco de falsos-positivos será maior. Pessoalmente, sugiro que você marque a opção: Medium detection level, que é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Antivir. Escolha uma!


Depois disso, clique na opção Guard (do lado esquerdo da tela) e deixe marcado conforme é mostrado na figura abaixo:


Depois deste passo, clique no sinal de + ao lado da opção Guard (que fica do lado esquerdo da tela) e clique no sinal de + ao lado da opção Scan. Clique então na opção na opção Heuristic. Da mesma forma que a heurística do escaneamento, aqui também você configura a proteção residente do seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Antivir.
Deixe marcada a opção: Macrovirus Heuristic, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos.
Deixe marcada também a opção Enable AHeAD e selecione uma das opções: Medium ou High detection level. Como foi dito anteriormente, no Medium o Avira detectará menos virus por heurística, porém o risco de falsos-positivos (enganos por parte do antivírus) será menor. Na opção High o Avira detectará mais malwares por heurística, porém o risco de falsos-positivos será maior. Pessoalmente, sugiro que você marque a opção: Medium detection level, que é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Antivir. Escolha uma!


Assim a sua configuração ficará da forma mostrada nesta imagem:


Depois desta etapa, clique no sinal de + ao lado da opção General (do lado esquerdo da tela) e surgirão outras opções. Clique em: Extended threat categories e deixe marcada a opção Select all, conforme está mostrado na foto abaixo:


Agora clique na opção: Security (também do lado esquerdo da tela) e deixe marcado como está mostrado nesta imagem:


Para completar a configuração do seu Avira Antivir é só clicar no botão: Update (do lado esquerdo da tela) e deixe configurado assim como está na imagem abaixo:


Agora é só clicar no botão Apply e no botão Ok.

Pronto! O seu Avira Antivir já está bem configurado e pronto para ser utilizado.


Baixe o Avira Antivir 9. Clique aqui


Veja também o tutorial, Como usar o Avira Antivir 9 corretamente.



Fonte: Dicas e Tutoriais para seu pc

3 comentários:

Anônimo,  6 de agosto de 2009 às 13:10  

Nossa belo tutorial. parabéns...

Anônimo,  10 de agosto de 2009 às 00:11  

Excelente postagem! Bastante útil!
Graças a Deus existem pessoas que manjam bastante e ainda tem tempo para repassar "as mãnhas" para pessoas, como eu, com poucos conhecimentos de informática!
Aproveito o ensejo e lhe pergunto: Como faço para fazer salvas dos Updates do Avira numa máquina (Win_7) e carregar numa outra também como o Avira e o Vista instalado?
Pode me passar esta mânha também?
Antecipadamente lhe agradeço!

Mauricio Molina 10 de agosto de 2009 às 21:24  

obrigado pela visita e pelo comentário!!!

Vc pode baixar as novas atualizações direto do site do Avira:

http://www.avira.com/en/support/support_downloads.html

Ou através do Baixaki:

http://www.baixaki.com.br/download/avira-antivir-virus-definition-file-update.htm

Depois disso grave esse arquivo em um cd ou pendrive e leve-o para o outro computador. Aí é só dar um duplo clique no símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva aberto ao lado do relógio do Windows). Será aberta a tela principal do Avira. Clique no menu: Update/Manual update. Selecione o local onde estão as atualizações que você baixou (Virus Definition File) e clique no botão "Abrir". Depois é só seguir os passos que o Avira vai te dando.

*Lembre-se de visitar periodicamente os sites acima para observar se já existem novas versões das atualizações do Avira e assim que forem lançadas novas versões repita o procedimento descrito para manter seu antivírus sempre eficiente e atualizado.

Espero ter sanado sua dúvida!!!

Abraços!!!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Obrigado!!!

Downloadsdicasetutorias - 2009

  ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.