Compartilhe

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como usar o Windows XP Mode.

Acabe com a incompatibilidade de programas entre o Windows Seven e o Windows XP.

A Microsoft está dando os passos certos para conquistar a todos com o Windows Seven. Depois de não conseguir o sucesso esperado com o lançamento do Windows Vista, a equipe de Bill Gates preparou um Sistema Operacional mais sólido que vem conquistando muitos usuários.

Depois do Windows Seven, a equipe da Microsoft está lançando um recurso que promete acabar com as incompatibilidades encontradas entre o Windows XP e o Windows Seven. O Windows Virtual PC e o Windows XP Mode são dois programas que, em conjunto, permitem criar um sistema virtual capaz de rodar o Windows XP dentro do Windows Seven.

O sistema de virtualização permite que o Windows Seven consiga rodar programas, jogos ou sistemas desenhados para o Windows XP em um ambiente virtual com apenas um clique do mouse. Falaremos mais sobre isso depois. Agora, precisamos ver se o seu sistema é capaz de realizar esse processo.

Windows XP dentro do Windows Seven.

Requisitos

Para começar a usar o Windows XP Mode é necessário que seu computador preencha alguns requisitos básicos - necessários para que o sistema funcione adequadamente. Confira abaixo se o seu sistema está de acordo com as exigências para depois baixar os arquivos necessários.

1 - A primeira exigência (e óbvia) é ter uma versão do Windows Seven (Professional, Enterprise ou Ultimate) rodando no computador, se você ainda não fez o download GRATUITO, clique nesse link e faça a instalação do novíssimo Sistema Operacional da Microsoft. Se você ainda tem dúvidas quanto às novidades e recursos do Windows 7, confira a análise que o Baixaki fez dele nesse link.

2 - A segunda exigência é em relação a um componente de hardware: o processador. Ele precisa ter a tecnologia de virtualização Intel Virtualization Technology (Intel-VT) ou AMD Virtualization (AMD-V). Atenção! Mesmo os computadores mais novos e avançados não possuem essa tecnologia.

Para saber se o seu processador possui a tecnologia virtualização, baixe o programa SecurAble através desse link. Ele é capaz de verificar se o processador (AMD ou Intel) possui a tecnologia de virtualização de hardware. Veja na imagem abaixo:

Veja algumas informações importantes sobre a tecnologia que o processador possui.

3 - Com as duas primeiras exigências OK, é recomendável que seu computador tenha pelo menos 2 GB de memória RAM para que o sistema rode satisfatoriamente. Se seu computador possui todos os requisitos acima, está na hora de baixar e instalar os arquivos necessários.

Instalação

Em primeiro lugar, precisamos instalar o Windows Virtual PC, clique nesse link para baixá-lo e ver mais instruções de instalação, o arquivo tem cerca de 5 MB. Em seguida, baixe e instale o Windows XP Mode, que tem cerca de 450 MB, para maiores informações sobre a instalação e o link para baixá-lo, acesse este link.

Windows Virtual PC e Windows XP Mode: um Sistema Operacional dentro do outro.O Windows Virtual PC é uma ferramenta capaz de proporcionar um ambiente virtual em que é possível rodar outros Sistemas Operacionais simultaneamente com o Windows Seven. Ele é semelhante ao Microsoft Virtual PC 2007, mas possui algumas diferenças que permitem melhorar a experiência do usuário que precisa utilizar dois (ou mais) ambientes Windows ao mesmo tempo.

O Windows XP Mode, por sua vez, é uma ferramenta que instala uma versão do Windows XP no Virtual PC. Essa versão do XP inclui o pacote de atualização SP3, Internet Explorer 6 e Windows Media Player 9.

Apesar de parecer apenas mais um programa instalado no Windows Seven, a versão do Windows XP virtual necessita de atualizações e softwares comuns a qualquer Sistema Operacional Windows, como antivírus, anti-spywares e outros programas de segurança.

Como funciona

Depois de instalar o Windows Virtual PC e o XP Mode, inicie o Windows Virtual PC normalmente. A primeira inicialização demora alguns minutos, pois o Windows aplicará as configurações de usuário para o Windows XP.

Iniciando a máquina virtual.

Com a janela do Windows XP aberta, instale qualquer programa, jogo ou sistema que esteja na pasta do XP. Neste momento, você pode usar a conexão com a internet para baixar o programa, ou então, copiar o arquivo de instalação que esteja em alguma pasta do Windows Seven e colar no Desktop do XP.

O usuário deverá inicializar o sistema virtual sempre que for instalar um novo programa no Windows XP (pegaremos como exemplo o Winrar). Ao iniciar o Winrar pelo XP pela primeira vez, o sistema criará um atalho para ele no menu iniciar do Windows 7 automaticamente dentro da pasta “Windows Virtual PC >Virtual Windows XP Aplications”, veja a imagem:

Utilize programas com apenas um clique do mouse.

Lembre-se que a janela com o Windows XP só precisa ser aberta na primeira inicialização do programa (Winrar). Depois disso, ao iniciar pelo menu do Windows Seven, o sistema de virtualização abrirá somente a janela do programa, o que não era possível no Microsoft Virtual PC. Veja na imagem a seguir a mesma versão do Winrar aberto pelos dois Sistemas Operacionais lado-a-lado (uma no Windows XP e outra no Windows Seven).

O Windows XP Mode veio para eliminar os problemas de empresas e usuários domésticos que querem atualizar a versão do Windows, mas temem não conseguir usar um sistema que foi desenvolvido para o XP. Com a tecnologia de virtualização, é possível usar programas compatíveis apenas com o Windows XP como se estivessem rodando no Windows Seven.


Fonte: Baixaki

1 comentários:

Anônimo,  24 de julho de 2009 às 13:31  

Legal não sabia que tinha esse tipo de virtualização

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Obrigado!!!

Downloadsdicasetutorias - 2009

  ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.