Compartilhe

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Guia básico e pratico para prevenir infecções

Este guia tem por finalidade conscientizar e informar as pessoas sobre as formas mais comuns de infecção e suas respectivas medidas para prevenção, visto a quantidade enorme de tópicos postados pedindo ajuda para remover vírus de MSN, Orkut, que são, do ponto de vista técnico, fáceis de identificar e evitar.

Se alguém tiver algo a acrescentar, esteja à vontade para comentar aqui... sugestões e críticas serão sempre bem-vindas

Bom, antes de mais nada vou deixar claro algumas dicas para evitar ser infectado por vírus. Muitos devem conhecer, mas como o Blog é aberto a todos, é bom informar.

:: Regras básicas para evitar infecções::

1- Não abra arquivos de desconhecidos

É algo meio que óbvio, mas muitas pessoas são levadas pela curiosidade ou desatenção e acabam abrindo anexos de e-mail de pessoas ou empresas que sequer ouviram falar. É bom ressaltar que hoje em dia deve-se ter o máximo de cuidado até mesmo com e-mails de pessoas conhecidas. Mais abaixo falarei sobre as formas de evitar correr tais riscos.

2- Não saia fazendo o que mandam

Um tipo comum hoje são os hoax, ou mais comumente chamados de boatos. São textos supostamente verdadeiros que induzem o usuário a fazer algo, seja apagando arquivos ou enviando o e-mail a todos os contatos a fim de que o boato se propague. Não saia fazendo o que pedem. Use o bom senso... um exemplo famoso é o tal e-mail que pede para apagar um arquivo com o ícone de um ursinho. É incrível o tanto de pessoas que caíram (e ainda caem) nessa.
Outro tipo de hoax são aquelas correntes que passam durante anos pelo orkut, msn ou e-mail. Boatos dizendo para não adicionar fulanodetal@email.com.br porque é um vírus, mandando enviar um e-mail para várias pessoas para pegar a versão Plus!, MP3, cor-de-rosa do Orkut, etc etc etc... É facílimo de criar esse tipo de boato e fazer circular na internet. É para isso mesmo que criei esse artigo... conscientizar e informar as pessoas.

3- Pergunte!

Parece meio bobo, mas a melhor forma de se prevenir, principalmente em programas de bate-papo como o MSN Messenger, é perguntar à pessoa se ela enviou tal link. Muitas vezes esses vírus enviam links para todos os contatos a fim de fazê-lo proliferar sem o consentimento do usuário. Portanto, antes de sair clicando, pergunte à pessoa se ela enviou alguma mensagem. A melhor pergunta que vc pode fazer é: "O que é isso?". Se ela responder "Isso o quê?" ou algo do tipo, esqueça... é vírus.

4- Fique de olho nas extensões

Uma dica importantíssima é olhar a extensão do arquivo que lhe foi enviado. Extensões do tipo .com, .exe, .bat, .piff, .scr, .cmd, .vbs são os mais comuns para conter códigos maliciosos. Portanto, se receber um desses, fique atento!

5- Utilize programas de proteção adequados

Programas essenciais, principalmente para os mais aventureiros, são: antivírus, antispyware e firewall. Utilize programas de empresas conceituadas e que são bem comentadas, pois existem programas maliciosos que se passam por antivírus/antispyware e acabam fazendo um grande estrago na máquina. No final do artigo disponibilizarei alguns tópicos falando sobre os melhores antivírus, firewalls e afins.

6- Não ligue o computador com mídias ou dispositivos removíveis desconhecidos

Se alguma mídia (CD-ROM, disquete...) ou dispositivo removível (pen drive, por exemplo) estiver infectado por algum vírus de inicialização e o boot for dado por ele, o seu computador acabará sendo infectado. São casos difíceis de acontecer, mas não impossíveis.

7- Cuidado com downloads e programas P2P

Faça download de preferência de sites conhecidos, cuja procedência não é duvidosa. Ao fazer downloads de programas P2P, certifique-se de conhecer a extensão do arquivo e passar um scan com um antivírus. Se possível, integre ele ao programa para que scaneie todos os arquivos que você baixar.
Outro ponto a se considerar é não procurar por programas milagrosos como geradores de créditos ou qualquer outro nome atraente em programas P2P. Além de ser um programa ilegal, quase todos são falsos e em sua maior parte contém vírus.

8- Observe os erros e o desempenho do micro

Se você não fez nenhuma modificação e o computador começou a ficar com o desempenho comprometido de forma brusca e repentina, acusando certos erros desconhecidos após a instalação de algum programa/componente, suspeite de vírus. Faça uma verificação completa no sistema com um antivírus atualizado.

9- Faça um backup dos arquivos importantes

É algo básico mas pouca gente faz. De tempos em tempos, faça um backup do seu sistema, seja através de mídias como CDs/DVDs ou dispositivos físicos como um HD removível ou qualquer outra forma de armazenamento seguro. Nunca se sabe quando você vai precisar deles.

10- Verifique o sistema em busca de vírus periodicamente

Apesar de ser primordial, muitos não agendam uma verificação periódica ou simplesmente não deixam o computador ligado durante o horário agendado, de nada adiantando esse recurso.
Faça um scaneamento semanal (ou ao menos mensal) em busca de pragas. Não deixe o antivírus como "enfeite" em seu PC!

11- Mantenha o seu sistema atualizado com as últimas atualizações e correções!

Sempre verifique se não há atualizações para o seu sistema operacional ou para os seus programas, sejam de proteção ou não. Essas atualizações muitas vezes corrigem problemas e vulnerabilidades, evitando maiores dores de cabeça.

12- Utilize um navegador alternativo!

A maioria das pessoas só conhece o Internet Explorer como navegador, seja por falta de conhecimento, necessidade ou oportunidade de conhecer uma solução alternativa. Como o Internet Explorer é o browser mais utilizado, ele é o alvo principal daqueles que procuram/exploram vulnerabilidades para infectar ou invadir a máquina de alguém. Ele também é o que contém o maior número de falhas de segurança, fornecendo um maior risco ao usuário.
Sugiro que experimentem utilizar outros navegadores como FireFox ou Opera. Ambos são excelentes navegadores, personalizáveis e muito mais seguros. Se você experimenta muitos problemas com malwares ou spywares vindos de websites e afins, com certeza é uma solução imprescindível.

13- Utilize um bloqueador de pop-ups

Existem diversas páginas na internet com conteúdo nocivo que acabam abrindo inúmeras janelas pop-up, muitas vezes contendo códigos maliciosos. O uso de um bloqueador de pop-ups não é obrigatório, mas é bom utilizar, principalmente para os mais aventureiros.

14- Crie um disquete de emergência do seu antivírus

Geralmente os programas antivírus possuem uma opção para a criação de disquetes de emergência. Mas afinal, o que são e pra que servem?
São disquetes que dão boot e executam o software antivírus para verificar a existência de vírus antes que o Sistema Operacional inicie. É muito útil quando não é possível remover o vírus enquanto o Sistema Operacional está em execução ou o mesmo está impossibilitado de ser executado. Possua um em mãos por questão de segurança.
PS: a base de dados de vírus do disquete de emergência é somente da última atualização até a data em que ele foi criado. Portanto, de tempos em tempos você terá de refazê-lo para sempre possuir as bases mais atualizadas.

Uma solução interessante é o Kaspersky Rescue Disk desenvolvida pela Kaspersky. É um programa gratuito utilizado para verificar e remover as pragas quando o sistema não consegue nem iniciar mais. Baixe-o e grave em um CD utilizando programas como o Nero e similares. Agradecimento ao usuário 0.anonymous por ter dado a dica em um tópico de outro usuário.

15- Desconfie

Bom, criei esse outro ítem porque estou vendo muitas mensagens rolando no Orkut e nos e-mails falando sobre fotos terríveis de algum acidente, montagens feitas com as fotos de um amigo ou até da própria pessoa. Outros assuntos bem comuns são sobre fotos dos tempos de infância e supostas "tragédias" com algum artista famoso. Também está na moda aproveitar-se de épocas comemorativas como Natal, férias, ano novo, entre outras para proliferar pragas que enviam cartões relativas à data comemorada, enganando o usuário.
Geralmente essas mensagens direcionam o usuário para uma página onde está escrito algo do tipo: Clique aqui para ver as fotos. Quando ver algo desse tipo, não saia clicando! Praticamente todos (se não forem todos) eles são vírus. São sempre temas que despertam a curiosidade e/ou interesse de quem recebe... Lembram-se da frase "A curiosidade matou o gato?"

16- Desative o autorun do Windows

Uma grande parte das infecções dos computadores, notebooks e similares ocorre através da simples conexão com um pendrive ou outro tipo de armazenamento removível. Quando o autorun do Windows está habilitado, o sistema executa automaticamente o arquivo autorun.inf localizado dentro do dispositivo removível, possibilitando a execução e instalação da praga no sistema caso o antivírus não detecte ou bloqueie sua ação.

Para verificar se o autorun está habilitado, baixe o programa AutoPlayConfig. Ao executá-lo, aparecerá a tela do programa com as opções disponíveis. Clique em Check Autoplay StatusEnabled, significa que o autorun está ativado. Para desativá-lo, clique em Disable. Se quiser ativá-lo novamente, clique em Enable.

Dessa forma, o pendrive não será utilizado enquanto não for acessado pelo Windows Explorer e/ou pelo Executar, possibilitando que você passe um scan com o seu antivírus ou outro programa similar para verificar se existe alguma praga no dispositivo. Lembrando que desabilitar o autorun não vai impedir a execução da praga caso você tente acessar o seu pendrive e o mesmo esteja infectado. Esse procedimento é só um meio de prevenir a execução automática para possibilitar o uso de outras ferramentas para remover a praga (se houver).

Uma forma de prevenir futuras infecções em pendrives é criar uma pasta com o nome autorun.inf. Para isso, siga os seguintes passos:

* Abra o Windows Explorer
*Vá em Ferramentas -> Opções de pasta...
* Na aba Modos de exibição desmarque as caixas:
- Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional
- Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos
*Marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos
* Dê OK

Acesse o seu pendrive e você encontrará o arquivo autorun.inf. Apague-o e crie uma pastaautorun.inf. Clique com o botão direito sobre ele e vá em Propriedades. Na tela que surgir, marque as duas opções disponíveis: Somente leitura e Oculto.

Isso vai impedir que as pragas criem/alterem o conteúdo do arquivo autorun.inf para executar o vírus.

Terminado o procedimento, altere as opções de exibição modificadas anteriormente para voltar à configuração padrão.



Fonte: GDH

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Obrigado!!!

Downloadsdicasetutorias - 2009

  ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.