Compartilhe

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Configuração Thunderbird.

Introdução

O IMAP é um protocolo para leitura de e-mails que permite ao usuário acessar suas mensagens diretamente do servidor - ao contrário do que ocorre com o protocolo POP, em que todas as mensagens devem ser copiadas do servidor para o computador local antes que possam ser vizualizadas.

Dentre as vantagens desse protocolo, destacamos:

  • Segurança: Com o protocolo IMAP, as mensagens ficam sempre no servidor (a menos que sejam explicitamente movidas ou removidas pelo usuário). Assim, caso o seu computador tenha algum defeito, suas mensagens não serão perdidas - e você poderá acessá-las de qualquer outro computador conectado à rede.
  • Mobilidade: Como sua caixa de entrada e pastas pessoais ficam no servidor, você pode acessar seus e-mails do IMAP indiferentemente, a partir de qualquer computador.

Configurando o Mozilla Thunderbird para utilizar o protocolo IMAP

Para utilizar o protocolo IMAP, você deve configurar uma nova conta de e-mail no Mozilla Thunderbird.

Caso você já tenha uma conta POP configurada, mantenha as configurações da conta antiga inalteradas e apenas crie uma nova conta, conforme descrito aqui. Depois de criada, recomendamos que você utilize apenas a conta IMAP.

IMPORTANTE: O protocolo POP baixa todas as mensagens de sua caixa postal para o computador local antes de exibi-las. Caso essas mensagens sejam eliminadas do servidor ao serem baixadas, elas não serão visíveis pela sua conta IMAP. Assim, após configurar a conta IMAP, você terá duas caixas de entrada ("INBOX"): aquela que você já tem, onde estão as mensagens recebidas até então, e outra dentro da conta IMAP (que será criada pelo procedimento descrito a seguir), onde estarão as mensagens recebidas a partir de agora.


1. Na tela inicial do Mozilla Thunderbird, clique em Local Folders, para exibir a tela de opções de contas. Então, clique no link Create a new account, para abrir a janela de configuração de contas novas.

Imagem:Thunderbird_imap-01.jpg


2. Na janela entitulada New Account Setup, selecione Email account e clique no botão "Next >".

Imagem:Thunderbird_imap-02.jpg


3. Na janela Identity, você deve especificar o seu nome (no campo Your Name), exatamente da forma como deseja que ele apareça para os destinatários de seus e-mails. Informe o seu endereço de e-mail no campo Email Address, e clique no botão "Next >".

Imagem:Thunderbird_imap-03.jpg


4. Na janela Server Information, você deve informar os seguintes parâmetros:

  • Tipo do servidor de entrada: IMAP
  • No campo Incoming server, digite imap.depto.fee.unicamp.br (substituíndo depto pela sigla do seu departamento)
  • No campo Outgoing server, digite smtp.depto.fee.unicamp.br (novamente, substituíndo depto pela sigla do seu departamento)

Imagem:Thunderbird_imap-04.jpg


5. Na janela User Names, informe o nome de usuário (login) que você utiliza para acessar a rede de seu departamento. Em geral, este nome corresponde à porção do seu e-mail que antecede o simbolo "@". Clique no botão "Next >" para continuar.

Imagem:Thunderbird_imap-05.jpg


6. Na janela Account Name, informe um nome para a conta que você acabou de criar. Esse é o nome da pasta que irá aparecer na parte esquerda da janela principal do Thunderbird, dentro da qual estarão as suas pastas de e-mail. O nome padrão é o próprio endereçco de e-mail do usuário, mas você pode colocar o nome que quiser aqui. Clique no botão "Next >" para continuar.

Imagem:Thunderbird_imap-06.jpg


7. Na janela Congratulations!, será exibido um resumo de todas as opções configuradas anteriormente. Verifique se os dados foram digitados corretamente. Caso precise retificar alguma informação, clique no botão <> para voltar a uma das janelas anteriores. Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão Finish para terminar o processo de criação da conta.

Imagem:Thunderbird_imap-07.jpg



Fonte: GRSD

1 comentários:

Anônimo,  24 de julho de 2009 às 13:29  

Muito bom estava precisando disso. Valeuuuuuu

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Obrigado!!!

Downloadsdicasetutorias - 2009

  ©Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.