Configuração Thunderbird.
Introdução
O IMAP é um protocolo para leitura de e-mails que permite ao usuário acessar suas mensagens diretamente do servidor - ao contrário do que ocorre com o protocolo POP, em que todas as mensagens devem ser copiadas do servidor para o computador local antes que possam ser vizualizadas.
Dentre as vantagens desse protocolo, destacamos:
- Segurança: Com o protocolo IMAP, as mensagens ficam sempre no servidor (a menos que sejam explicitamente movidas ou removidas pelo usuário). Assim, caso o seu computador tenha algum defeito, suas mensagens não serão perdidas - e você poderá acessá-las de qualquer outro computador conectado à rede.
- Mobilidade: Como sua caixa de entrada e pastas pessoais ficam no servidor, você pode acessar seus e-mails do IMAP indiferentemente, a partir de qualquer computador.
Configurando o Mozilla Thunderbird para utilizar o protocolo IMAP
Para utilizar o protocolo IMAP, você deve configurar uma nova conta de e-mail no Mozilla Thunderbird.
Caso você já tenha uma conta POP configurada, mantenha as configurações da conta antiga inalteradas e apenas crie uma nova conta, conforme descrito aqui. Depois de criada, recomendamos que você utilize apenas a conta IMAP.
IMPORTANTE: O protocolo POP baixa todas as mensagens de sua caixa postal para o computador local antes de exibi-las. Caso essas mensagens sejam eliminadas do servidor ao serem baixadas, elas não serão visíveis pela sua conta IMAP. Assim, após configurar a conta IMAP, você terá duas caixas de entrada ("INBOX"): aquela que você já tem, onde estão as mensagens recebidas até então, e outra dentro da conta IMAP (que será criada pelo procedimento descrito a seguir), onde estarão as mensagens recebidas a partir de agora.
1. Na tela inicial do Mozilla Thunderbird, clique em Local Folders, para exibir a tela de opções de contas. Então, clique no link Create a new account, para abrir a janela de configuração de contas novas.
2. Na janela entitulada New Account Setup, selecione Email account e clique no botão "Next >".
3. Na janela Identity, você deve especificar o seu nome (no campo Your Name), exatamente da forma como deseja que ele apareça para os destinatários de seus e-mails. Informe o seu endereço de e-mail no campo Email Address, e clique no botão "Next >".
4. Na janela Server Information, você deve informar os seguintes parâmetros:
- Tipo do servidor de entrada: IMAP
- No campo Incoming server, digite imap.depto.fee.unicamp.br (substituíndo depto pela sigla do seu departamento)
- No campo Outgoing server, digite smtp.depto.fee.unicamp.br (novamente, substituíndo depto pela sigla do seu departamento)
5. Na janela User Names, informe o nome de usuário (login) que você utiliza para acessar a rede de seu departamento. Em geral, este nome corresponde à porção do seu e-mail que antecede o simbolo "@". Clique no botão "Next >" para continuar.
6. Na janela Account Name, informe um nome para a conta que você acabou de criar. Esse é o nome da pasta que irá aparecer na parte esquerda da janela principal do Thunderbird, dentro da qual estarão as suas pastas de e-mail. O nome padrão é o próprio endereçco de e-mail do usuário, mas você pode colocar o nome que quiser aqui. Clique no botão "Next >" para continuar.
7. Na janela Congratulations!, será exibido um resumo de todas as opções configuradas anteriormente. Verifique se os dados foram digitados corretamente. Caso precise retificar alguma informação, clique no botão <> para voltar a uma das janelas anteriores. Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão Finish para terminar o processo de criação da conta.
Fonte: GRSD
1 comentários:
Muito bom estava precisando disso. Valeuuuuuu
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Obrigado!!!