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quinta-feira, 30 de julho de 2009

Técnicos de informática retém dados pessoais de clientes.

Investigação da Sky News: lojas de conserto de informática no Reino Unido retêm dados pessoais dos clientes

Imagine que você tem um problema no seu computador e o leva a uma assistência técnica. A última coisa que espera é que entrem no seu disco rígido e copiem as suas fotografias, os seus dados pessoais e até as senhas que usa para entrar no seu banco online. Mas foi isso mesmo que uma investigação da rede britânica Sky News descobriu, depois de levar um computador a seis lojas londrinas.

Num caso em particular, um técnico da loja Laptop Revival chegou a copiar fotografias pessoais, senhas e informações de login pra um pendrive e, depois disso, chegou a tentar entrar na conta bancária do cliente. Só não conseguiu porque os dados que constavam do computador-isca eram falsos.

A Sky levou a cabo o seu trabalho de investigação por meio de um portátil novo a quem os engenheiros da rede de televisão criaram um problema de fácil resolução que serviria de motivo para um conserto.

Paralelamente, a Sky instalou no computador um software de vigilância que monitorou todos os acessos dos técnicos. Toda a atividade registrada na tela do computador foi capturada em arquivos de imagens sequenciais e as identidades das pessoas que mexeram no portátil foram registradas pela câmera de vídeo incorporada na máquina.

Apenas uma das cinco lojas diagnosticou de forma correta o problema criado pelos técnicos da SkyNews - tratava-se de um chip que não estava na posição correta, impedindo que o sistema operacional do Windows se iniciasse -, tendo cobrado pelo serviço um preço justo.

Todas as outras lojas ou falharam na detecção do problema ou cobraram preços muito acima do que seria de esperar para um problema daquela simplicidade. Houve mesmo uma loja que disse que o computador - novinho em folha - iria precisar de uma nova “placa-mãe”, que custaria 130 libras (cerca de 150 euros, ou 400 reais na cotação atual). Os técnicos da SkyNews fizeram uma vistoria e não detectaram nenhum problema na “placa-mãe”.

Problemas de segurança

Ainda mais graves foram os problemas de segurança detectados, quando os técnicos abriram arquivos pessoais, incluindo documentos privados e fotos de férias, com algumas imagens feitas especificamente para o engodo, de uma jornalista que participou nesta investigação vestindo um biquíni. À medida que um dos técnicos ia abrindo os arquivos, ia sorrindo e fazendo comentários com um colega.

A certa altura, na mesma loja (Laptop Revival), um segundo técnico volta ao computador e abre uma pasta sob o título “privado”. Quando abre, vai buscar uma pendrive e copia os arquivos - incluindo senhas e fotografias - para o seu periférico, para dentro de uma pasta com o nome “mamma jammas”.

Entre os documentos copiados para o seu dispositivo USB está um texto contendo as senhas que o cliente usa para entrar no Facebook, no Hotmail, no Ebay e na conta bancária online pertencente ao NatWest.

Mal o técnico tropeça nesta informação, abre de imediato uma página do banco em questão e tenta entrar com os dados que constam do documento e só não consegue entrar porque a informação aí colocada é falsa. Tudo isto em apenas cinco minutos.

Quando confrontados com estes resultados, os responsáveis da Laptop Revival recusaram-se a falar diante das câmaras da SkyNews, mas negaram terem conhecimento deste tipo de abusos e comprometeram-se a averiguar o sucedido até às últimas consequências.


Fonte: Noticia

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