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quarta-feira, 22 de julho de 2009

MP3 e Formato de Áudio!!!

Tutorial introdutório sobre formatos de áudio: mp3, ogg vorbis e demais formatos mais conhecidos.

O que é mp3 e codec? Qual o melhor codec para se utilizar?


Mp3 é uma forma de compressão de audio, capaz de reduzir drasticamente a memória necessária para reproduzir (armazenar) áudio, restando assim um som bem fiel ao original, pelo menos à maioria das pessoas. Codec é o que fará essa codificação e o que será usado para interpretar algo codificado: codec é a forma abreviada de CODER/DECODER (ou seja, codifica e decodifica). O codec retira aquilo que acha que o ouvido humano não perceberá, e cria outro arquivo. Existem muitos codecs no mercado, mas o melhor atualmente é o LAME.

Qual bitrate que tem qualidade de cd?

Nenhum. É preciso tirar essa lenda da cabeça. A mp3 faz um som ser fiel, mas não idêntico. Se mp3 fosse REALMENTE igual som de cd ninguém mais utilizaria cd. O que existe é um arquivo poder ficar indistinguivel do original.

Mas ouvi dizer que acima de 192 não tem diferença!!!!

Mais uma lenda. Se não existisse diferença de 192 pra bitrates maiores m TODOS os casos, porque eles seriam criados? O que existe são situações em que determinados bitrates fazem um bom serviço. Para se ter uma boa qualidade, é preciso analisar os fatores ouvido humano(que varia de individuo a individuo), equipamento, estilo musical e codec. Dessa forma, é possível em determinados momentos atingir resultados muito bons em bitrates até mesmo em 128. Mas o problema está exatamente aí. Vou explicar.

Na sua caixinha de som do computador, uma mp3 de uma bandinha de rock, só violão, em 96kpbs fica perfeita, não fica? Mas depois, voce coloca no seu discman, e ao ouvir pelos fones fica um "woosh woosh" no fundo... ou então, pega uma banda de punk, codifica em 96 e MESMO na caixinha de som fica ruim... por que isso acontece? Simplesmente porque você mudou as variáveis(som, equipamento, ouvido, etc agora são diferentes), deixando de ser satisfatória aquela codificação.

"Pô, mas então o que eu faço, gravo tudo em 320?" Não, não precisa exagerar dessa forma. O que você pode fazer é: deixar que o codec escolha qual bitrate ele codificará: ele analisará a música, pedaço por pedaço, e nas partes mais simples gastará mais memória, nas mais complexas mais(é o que chamamos de vbr, ou bitrate variável). É a forma mais sensata de se codificar: garantirá uma melhor chance de, na maioria dos ouvidos, na maioria dos equipamentos, e na maioria dos estilos musicais, que a qualidade da mp3 seja imperceptível da original.

O proprio codec já contém parametros de codificação ESPECÍFICOS para fazer isso(ou seja, na hora de codificar, passa-se uma linha de comando pro programa dizendo o que ele deve fazer). Chamamos esses parametros no LAME (usaremos o LAME como referencia nesse faq todas as vezes, por ser o melhor codec free para codificarmos nos parametros descritos) de --presets. O recomendado pra maioria das pessoas é o --preset standard, e o --preset extreme para aquelas que estejam desesperadas com qualidade ou que por alguma forma veem diferença entre a mp3 codificada em preset standard e o original (e sim, HÁ pessoas que percebem diferenças.) Geralmente, músicas mais pesadas oscilam numa média entre 190-220, e músicas mais calmas entre 170-190. Ou seja, voce codificou partes mais complexas com bitrates maiores, e ficou com uma media de 190! Muito melhor que codificar o arquivo inteiro em 192, e ter partes em que se percebe diferença entre o arquivo original e o compactado.

Mais à frente, será descrito como utilizar esses parâmetros nos programas que copiam cds para se obter a melhor qualidade possivel!

Pô, beleza, então vou pegar todas as minhas mp3 e recodificar pra mp3 no LAME, usando os parametros --preset standard!!

Por favor, não faça isso. Isso é mais uma lenda que ronda a internet. Uma vez codificada, uma mp3 NUNCA retornará ao estado do arquivo original. É importante lembrar que o codec pegou o original, RETIROU o que achava irrelevante, e criou um NOVO arquivo, completamente diferente. Não foi apenas uma compactação como o winzip, winrar ou qualquer outro faz, foi uma transformação de um arquivo em outro.

Quando pegamos uma mp3 e transformamos em outra mp3 mudando o bitrate, chamamos de transcodificação, e ela NÃO É RECOMENDADA, apenas em casos extremos: como por exemplo, voce tem uma mp3 320 e quer que caibam mais mp3 no seu discman: aí já é válido. E MESMO assim, mantenha as 320 no seu hd pra garantir a original para uso futuro.

"Ah, mas eu mudei aqui no meu pc e não vi diferença nenhuma!" Sim, isso é possível. Mas lembra-se da discussão das variaveis? Pois é. Tá bom AQUI nas caixinhas de 20 reais, mas será que ficará bom agora em TODOS os lugares que eu executar minha mp3? Pra que diminuir a chance de ter um audio em boas condições em qualquer lugar que eu vá?

Outro detalhe importante, que não foi citado na explicação da mp3 pra nao te confundir: quando se codifica, se retira o irrelevante: mas tambem se ADICIONAM tecnicas de "masking", ou seja, o codec insere alguma coisa na mp3 pra "disfarçar" o que ele removeu. Portanto, quando voce reconverte uma mp3, além de retirar MAIS dados do audio, voce adicionara MAIS "barulho" dentro da mp3 pra disfarçar (chamamos esses "barulhos de "artifacts"). Assim, é melhor uma mp3 128 bem codificada que uma 192 que veio de uma 320.

Portanto, se você acha que recodificando uma mp3 em 128 para 192 vai melhorar, não se engane, NÃO faça. Se fosse fácil assim, TODO mundo usaria esse bitrate na internet pra compartilhar os arquivos pra depois reconverter em casa mesmo. A vida não é fácil assim não! :lol:

Finalizando, se voce codificou e achou MELHOR, isso NÃO existe, chama-se efeito placebo: voce acha que ficou melhor, mas na verdade isso está na sua cabeça. Agora, se voce achou que não teve diferença de uma mp3 de 320 pra uma recodificada de 128, sim é possível, mas pode trazer problemas como os já citados. Então... pra que arriscar?

O que são ogg vorbis, mp3, aac, wma, e estes tantos outros formatos? Eles são melhores que o mp3?

São programas como o mp3: compactam o audio original. Quanto a dizer se um é melhor que o outro, é difícil dizer: cada um tem suas peculiaridades, e vantagens em alguns segmentos mais que outros. A grande vantagem do mp3 sobre os demais formatos é sua popularidade, sendo assim suportado por um GRANDE número de softwares, e conseguir ótima qualidade se codificado corretamente. O AAC (abreviação de Advanced Audio Coding) é uma tecnologia mais atual que a mp3, portanto algumas limitações técnicas que são irrelevantes de descrever aqui que a mp3 possui não existem nele: além disso, o mp3 alcançou quase 100% do que ele é capaz de se desenvolver em questões de otimizações, enquanto o aac tem muito caminho a percorrer pela frente, daí o crescimento da utilização desse formato. Muitos defendem que uma mp3 em 192 teria a mesma qualidade que um AAC 128 em certas condições, devido ao algoritmo de compactação. O OGG Vorbis tem a vantagem de ser TOTALMENTE patent-free (livre de patentes): voce pode codificar mp3 de graça, mas se for vender algo que tenha codificações mp3 precisa pagar pra empresa detentora da tecnologia: em ogg vorbis isso não existe, sendo essa a razão de muitos jogos adotarem esse formato (como o novo Doom). Com relação à qualidade, é tão bom quanto mp3, e considerado por muitos melhor. Mas realmente, um ogg em 128 surpreende. Faça um teste, você acabrá gostando! O MPC é considerado por muitos fãs de compressão como o melhor codec para bitrates altos: acredita-se que enquanto um mesma musica que em mp3 gastava 256 kbps em MPC gastaria uma média entre 180-190. Mas o problema é a falta de suporte desse codec, principalmente para hardware.

Wma é o arquivo de compressão da microsoft, que, pra ser sincero, pra mim é inútil. Não que eu seja um desses contra microsoft (eu uso windows), mas num mercado em que existem TANTAS tecnologias melhores ou semelhantes, em que o suporte ao linux seja pequeno a wma, pra que utilizá-lo? Os unicos casos que vejo vantagem são bitrates minimos como 24 e 40, para streaming na internet, e só.

Enfim, existem outros formatos como vqf e derivados, mas que acabaram por ser descontinuados pelos seus criadores, e não há necessidade de comentá-los aqui.

No final das contas, o ideal mesmo é testar por você os codecs e ver qual mais se identifica com você.

Ah, mas então eu vou pegar minhas mp3 em preset standard e transformar TODAS em aac!!!
Não, não faça isso: a ideia por tras da mp3, aac e muitos é a mesma: retirar informações que consideram irrelevantes. Fazendo o processo citado, voce pegará algo que já TEM informaçoes retiradas e retirar MAIS, e PIOR como já citado, adicionar mais artifacts (barulhos pra "mascarar" tais retiradas). Pense da seguinte forma: o seu arquivo original, desde o inicio, é o wav. Faça a analogia de que seria um texto de 4 paginas. A mp3 pega isso, e compacta: pronto, um resumo de 1 pagina. Beleza. Se voce recodifica, estará fazendo um resumo DO resumo, portanto, cada vez mais se afastando do arquivo original.

Uma vez ouvi falar de um termo "lossless", "lossy" e um tanto mais, mas não entendi nada. O que é isso?

Mp3, assim como aac, mpc e muitos outros, são arquivos compressores de audio, que pegam o original e criam um novo compactado. Eles fazem isso analisando o arquivo fonte(o wav por exemplo), e eliminando aquilo que acham irrelevante. Dessa forma, um novo arquivo criado JAMAIS poderá retornar à forma original. Chamamos essa tecnica de compactação de lossy.

Quando um formato de audio compacta um arquivo, mas ele pode se retornar ao estado original, chamamos de lossless. Seria como se eu pegasse um wav, e compactasse com o winzip: dessa forma, posso recodificar QUANTAS vezes eu quiser que o arquivo SEMPRE será igual ao original, bit por bit! Na verdade, os codecs lossless agem como se fossem um winzip especifico pra áudio.

"Que maravilha!! Mas por que então esse tipo de arquivo não é mais difundido?" Simples. Qualidade perfeita exige um preço: maior capacidade de armazenamento.

Enquanto usando mp3 consegue-se em 10% do arquivo com qualidade apresentavel, os lossless mantém uma média de 50% do tamanho original.

Formatos lossless mais conhecidos são: FLAC, Wavpack, APE, OptimFROG, dentre outros.



Fonte: GDH

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